Mais de mil pessoas foram infectadas pela doença neste ano no Estado
Os recursos sairão do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, para ações de vigilância sanitária. Do total de recursos, R$ 2,9 milhões serão transferidos em quatro parcelas mensais – a primeira já foi repassada - e R$ 800 mil em duas parcelas (a metade também já foi liberada).
Até a última terça-feira (8), a dengue afetou 1.173 pessoas no Amazonas. Isso representa 24% de todos os casos confirmados no ano passado, quando a doença fez 4.727 vítimas no Estado. Por causa desse surto, o governo do Amazonas decretou estado de emergência em nove municípios: Manaus, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Tefé, Coari, Codajás e Itacoatiara.
Esse número total de casos ainda vai aumentar pois existem milhares de ocorrências em investigação. Dados do Sinam/AM (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) mostram que, em 2011, já houve 4.671 notificações. Após ser notificado, cada caso é investigado antes de ser confirmado.
Além disso, a dengue já matou seis pessoas no Amazonas este ano, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
Nesta quinta-feira (10), em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do Dia Nacional da Funasa contra a Dengue. Com a camiseta oficial do evento, o ministro vistoriou o edifício-sede da fundação e o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para verificar calhas d'água, galerias pluviais e quiosques, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O ministro também foi às ruas distribuir panfletos e conversar com motoristas sobre a importância de combater a dengue. Para ele, todos devem estar envolvidos nas ações de combate à doença
0 comentários:
Postar um comentário