segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rinite alérgica: o que é e como tratar

Nariz entupido, coriza, espirros e coceira no nariz, garganta ou olhos. Sintomas típicos da rinite alérgica, um tipo de alergia que atinge cerca de 10 a 25% das pessoas. Além dis­ to, a rinite alérgica é fator agravante para otites (inflamação dos ouvi­ dos), sinusites (inflamação de cavi­ dades existentes na face) e roncos (pelo entupimento do nariz), fazendo com que o paciente não durma bem à noite. As pessoas acometidas de rinite apresentam os sintomas minu­ tos após o contato com o alérgeno (substância causadora da alergia), e aproximadamente metade deles os apresentará, novamente, cerca de 4 a 6 horas depois. Os sintomas são proporcionais à quantidade de alér­ geno, ou seja, quanto maior o con­ tato com a substância causadora da alergia, mais intensos eles serão.

Os principais agentes causadores da rinite alérgica são poeira, pólens e alguns alimentos. Em algumas regiões, como no sul do país, na época da primavera, ocorre a poli­ nização das flores, e podemos ter a rinite alérgica da estação. Mudan­ ças bruscas de temperatura, frio e
umidade do ar são também prejudi­ ciais aos alérgicos.

Aqui no Brasil a poeira domiciliar é o maior causador da rinite. O princi­ pal elemento da poeira que causa rinite é o ácaro, organismo perten­ cente ao grupo dos aracnídeos, com menos de meio milímetro de comprimento e invisível a olho nu. Estes pequenos inimigos, parentes das aranhas, alimentam-se de es­ camas da pele humana e vivem nas camadas profundas de panos e te­ cidos, abraçado às suas fibras.

O tratamento dos pacientes porta­ dores de rinite alérgica inclui três pontos fundamentais:
• Higiene ambienta I
A casa e principalmente o quarto devem ser limpos frequentemente ­ de preferência com pano úmido - e a roupa de cama trocada semanal­ mente. Boa ventilação e uso de ca­ pas protetoras para travesseiro e col­ chão são recomendados. Os móveis devem ser simples, com bordas lisas e fáceis de limpar. Evitar carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia,
travesseiros e almofadas de penas e flocos e outros utensílios que pos­ sam acumular poeira. Além disso, perfumes, produtos de limpeza com cheiro forte, produtos para deixar os ambientes com cheiro agradável, fu­ maça de cigarro, tintas, inseticidas e poluição, são alguns exemplos de substâncias capazes de irritar o nariz e desencadear sintomas.
• Tratamento medicamentoso Caso essas medidas não sejam suficientes para controlar os sinto­ mas do paciente, o médico poderá receitar medicamentos preventivos ou para alívio dos síntomas.
• Vacinas anti-alérgicas
Quando a higiene ambiental e o tra­ tamento medicamentoso não surtem o efeito desejado, o médico poderá optar pelas vacinas anti-alérgicas. Apesar de ser um tratamento mais a longo prazo, se feito corretamente, diminui a sensibilidade do paciente à substância causadora da alergia, trazendo melhora significativa.

0 comentários: