segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Secretaria faz campanha para doação de sangue em SP

Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg
Para evitar a falta de bolsas de sangue no período de festas de final de ano, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo pede que a população faça doações antes do Natal e do Ano-Novo.


Segundo a secretaria, neste período de festas há um grande volume de atendimentos de emergência e de cirurgias nos hospitais por causa de acidentes, o que torna necessária a transfusão de sangue. No entanto, neste período a coleta de sangue – que costuma ser de 70 mil bolsas por mês - chega a cair 40%.

Na Fundação Pró-Sangue, por exemplo, que abastece 128 hospitais da capital paulista e da grande São Paulo, o número de doações começou a diminuir em novembro, quando foram coletadas 10,6 mil bolsas de sangue, 15% a menos do que a entidade costuma receber.

O coordenador da Hemorrede de São Paulo, Osvaldo Donini afirmou, por meio de nota, que é preciso mantar os níves dos estoques dos hemocentros.

“A solidariedade é fundamental para evitar a redução dos estoques de sangue durante as festas de final de ano. Por isso solicitamos que, antes de viajar, os paulistas compareçam a um posto de coleta e ajudem a manter o nível dos hemocentros e o abastecimento dos hospitais”, diz a nota.

Para doar sangue, segundo a secretaria, basta a pessoa apresentar boas condições de saúde, estar alimentada, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e levar um documento original com foto. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes.

A lista dos postos de coleta em São Paulo está disponível no site da secretaria.

0 comentários: