Os óculos escuros ainda são vistos como acessórios. Mas o uso deles deveria ser um hábito, como passar protetor solar antes de se expor ao sol. Assim como a pele, os olhos também são afetados pelos raios ultravioleta.
O verão começa nesta terça-feira (21). Mas o sol, em excesso, pode provocar danos o ano todo. Além de usar o protetor solar, não se esqueça de outro acessório muito importante.
Com sol a pino, sair de casa sem eles é um incômodo.
O verão começa nesta terça-feira (21). Mas o sol, em excesso, pode provocar danos o ano todo. Além de usar o protetor solar, não se esqueça de outro acessório muito importante.
Com sol a pino, sair de casa sem eles é um incômodo.
“É por isso que estou com meu chapeuzinho até os olhos”, diz o advogado Claudio Franco.
Os óculos escuros ainda são vistos como simples acessórios. Mas o uso deles deveria ser um hábito, como passar protetor solar antes de se expor ao sol. Assim como a pele, os olhos também são afetados pelos raios ultravioleta e merecem total proteção.
Ficar debaixo de sol, sem lentes que protegem contra a radiação ultravioleta, é um risco para a visão. Esta é causa comprovada de algumas doenças.
“Eu diria que os problemas mais comuns oculares em relação à exposição solar seriam opterigio, que é uma alteração da conjuntiva, a membrana que recobre o olho; pequenos tumores de pálpebra; e uma inflamação da córnea, que é chamada ceratite actínica, que acontece quando você tem uma exposição de horas seguidas e algumas horas depois você tem um quadro agudo de dor, inflamação, sensação de areia nos olhos”, alerta o médico Marcus Safady, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Os efeitos podem ser ainda piores, com danos para o cristalino - a parte do olho responsável pelo foco - e para a retina, onde a imagem é projetada e transformada em estímulos nervosos.
Diante da variedade de modelos, cores e preços nas vitrines, escolher a melhor proteção não é muito fácil. A dica é se lembrar, na hora de comprar óculos escuros, que não se trata só de uma questão de estilo.
“Eu gosto mais assim, redondo, combina com meu rosto”, diz uma menina.
Como saber se as lentes protegem para valer?
“Orintado por medico oftalmologista e comprando óculos em óticas estabelecidas legalmente, há 100% de chance de estar comprando bons produtos”, garante o médico Marcus Safady.
Na praia, a mãe dá o exemplo. De saúde e estilo. A pequena Júlia, de 4 anos, adora imitar.
“Os raios ultravioleta fazem muito mal e, desde que pode usar, ela usa e ela adora também. A gente está sempre de óculos escuros”, diz a mãe.
0 comentários:
Postar um comentário