quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novartis testa com sucesso remédio contra mielofibrose

O grupo farmacêutico suíço Novartis anunciou ter testado com sucesso o medicamento INC424, destinado a combater a mielofibrose.
O estudo, que está na fase três, uma das últimas etapas antes do pedido de homologação da droga, permitiu estabelecer que o INC424 reduz o volume do baço nos pacientes que sofrem de mielofibrose, destaca o laboratório suíço.
A nova droga também reduz os sintomas da doença, especialmente cansaço, suores noturnos e perda de peso.
A mielofibrose é um distúrbio no qual o tecido fibroso pode substituir as células precursoras que produzem células sangüíneas normais na medula óssea, resultando em eritrócitos com formas anormais, anemia e aumento de tamanho do baço.

Na medula óssea, as células denominadas fibroblastos produzem tecido fibroso que forma uma malha de sustentação das células produtoras de sangue. Na mielofibrose, uma célula precursora anormal estimula os fibroblastos a produzir uma quantidade excessiva de tecido fibroso, que expulsa as células produtoras de sangue. Com a diminuição da produção de eritrócitos, uma quantidade menor dessas células é liberada na circulação sangüínea e ocorre a anemia. Muitos desses eritrócitos são imaturos ou apresentam formas defeituosas. Os leucócitos e plaquetas também podem estar deformados e a quantidade destes pode ser excessivamente grande ou pequena.
Ao final do processo, o tecido fibroso substitui uma parte tão grande da medula óssea que a produção de todas as células sangüíneas é reduzida. O corpo produz células sangüíneas fora da medula óssea, principalmente no fígado e no baço, que podem aumentar de tamanho.
Segundo Novartis, atualmente existem poucos tratamentos contra a mielofibrose e o mais utilizado é o transplante de células tronco da médula óssea, mas poucos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos.
::

0 comentários: