Unidades serão desinfectadas e pacientes serão avaliados
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as UTIs adulta do Hospital Universitário Julio Muller, em Cuiabá, e do Hospital Regional de Sorriso, no interior do Estado, ficarão fechadas por dois ou três dias, por precaução, após a passagem de uma paciente de 21 anos que estava com a superbactéria. A paciente deu entrada na semana passada no hospital de Sorriso e depois foi transferida para o hospital de Cuiabá, onde morreu na madrugada de quinta-feira (13).
De acordo com a secretaria, durante o período de interdição serão realizadas a desinfecção e a coleta de materiais dos pacientes para detectar se há algum outro caso de infecção pela KPC.
A KPC é um tipo de enzima que tem provocado resistência de algumas bactérias aos antibióticos mais usados. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de UTI. No caso específico da KPC, o que preocupa os especialistas é que essa bactéria tem mais facilidade de se disseminar do que as outras.
A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.
0 comentários:
Postar um comentário