domingo, 16 de janeiro de 2011

Doação na Região Serrana. Ajude

Quem tem acompanhado nos últimos dias os telejornais, sabe que a Região Serrana, no RJ, tem passado por severos percalços.
O número de mortes causadas pelas chuvas no Rio subiu para 633. A expectativa é de que esses números cresçam conforme as equipes de resgate tiverem acesso a áreas isoladas na região serrana fluminense, naquela que se tornou uma das maiores tragédias naturais da história do Brasil.
Se você é profissional de saúde e quer ser voluntário, clique aqui para se inscrever.



O que doar:
- Sangue
- RoupasPrioridade 1 é roupa íntima NOVA ou em boas condições de uso e LIMPA. (Infelizmente, recebem-se cuecas e calcinhas sujas)
Roupas comuns de uso podem ser doadas, mas não são tão necessárias.

- Colchonetes e cobertores; também lençóis e travesseiros
- ÁguaDe preferência em garrafas de 1,5 l (pacote com 6). Galões são pouco práticos para manejar e estão sujeitos a contaminação na hora de distribuir
ao invés de água, pastilhas de cloro que transformam a água (local) suja em potável. São mais baratas e muito mais fáceis de transportar
- Alimentos não perecíveis“Não perecível” não é só arroz, feijão, farinha. Carnes enlatadas ou preparadas em embalagem a vácuo devem compor o pacote (sardinha, atum, salsicha, carne seca...)
Leite LONGA VIDA EM CAIXAS. Leite em pó também é útil, mas gasta água.
- Fraldas infantis e geriátricas; mamadeiras, chupetas
- Material de higiene pessoal Escova e pasta de dentes, sabonetes, pentes, escovas de cabelo, desodorante, lâminas de barbear descartáveis
Álcool líquido e principalmente, ÁLCOOL GEL
- Material de higiene geralMUITA água sanitária (cândida) Esponja e bombril
Detergente
Sabão em pó ou em pedra
- Caixas de papelão de tamanho médio, mesmo usadas e fita adesiva.Se possível, já leve sua doação embalada em caixas devidamente etiquetadas com informação sobre o conteúdo.

O que NÃO DoarMóveis, eletrodomésticos e similares. Ainda não há casas para isso, nem lugar de armazenagem. Se tiver destino certo, faça a doação e o transporte diretamente.

Onde doar:
A Cruz Vermelha recebe doações nas unidades do Rio de Janeiro (praça Cruz Vermelha, 1012, centro) e de Nova Iguaçu (na rua Coronel Bernardino de Melo, 2085, e na rua Alberto Cocoza, 86, centro).

O governo do Rio de Janeiro está recebendo doações no 4º andar do prédio anexo do Palácio Guanabara, na rua Pinheiro Machado s/n, em Laranjeiras.

A Caixa Econômica Federal abriu uma conta-corrente em nome da Defesa Civil do Estado do Rio. As doações podem ser feitas na conta número 2011-0, agência 0199. Segundo a Caixa, é necessário digitar 006 no código da operação.

Os doadores na capital fluminense também podem levar mantimentos à rodoviária Novo Rio, que trabalha junto da Cruz Vermelha. As entregas estão sendo feitas no piso de embarque, das 9h às 17h, na avenida Francisco Bicalho, 01, Santo Cristo.
O Metrô Rio, em parceria com a ONG Viva Rio, recolhe a partir de sexta-feira (14). A coleta será feita em 11 estações das Linhas 1 e 2: Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América/Del Castilho e Siqueira Campos. Serão aceitos água, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal até 11 de fevereiro. A campanha já recebeu a primeira doação, do próprio Metrô, de R$ 10 mil reais em mantimentos.

A ONG Viva Rio também contribui nos esforços e recebe mantimentos na sua sede, na rua do Russel, 76, Glória. O telefone para contato é 0/xx/21/2555-3750.


IMPORTANTE: Agende sua Doação de Sangue no Hemorio pelo telefone 0800.282-0708. Você também pode doar sangue em outro posto. Para isso, procure um próximo a sua casa no Mapa da Hemorrede.

A rede de supermercados Pão de Açúcar também tem postos de arrecadação em suas lojas e nas das unidades Sendas, Extra, ABC Compre Bem e Assaí. A empresa afirmou que as doações serão enviadas até 26 de janeiro.

A sede do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) está recebendo doações para ajuda aos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Alimentos não-perecíveis, colchonetes, materiais de higiene e limpeza, sobretudo fraldas, e principalmente água, podem ser doados. A sede do órgão fica na avenida Venezuela, 110, praça Mauá no centro do Rio de Janeiro.

Shoppings centers do Rio de Janeiro abriram postos de coleta de donativos. Todo o material recebido será entregue a entidades e órgãos públicos envolvidos na assistência. A administradora Aliansce abriu hoje caixas de coleta nos corredores dos shoppings Leblon, Via Parque, Grande Rio, Caxias, Bangu, Carioca, Passeio e Santa Cruz. Os centros comerciais da Aliansce também vão doar R$ 100 mil em itens de primeira necessidade.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) receberá doações na sede do órgão, na avenida Marechal Câmara, 370, centro, entre 10h e 17h, de segunda a sexta-feira.
O HemoRio da capital fluminense informou que precisa com urgência de doações de sangue para atender às emergências em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O hemocentro necessita enviar 300 bolsas de sangue para a região serrana. O HemoRio fica na rua Frei Caneca, 8, centro do Rio, com horário de funcionamento todos os dias de semana, das 7h às 18h, inclusive finais de semana e feriados. O telefone do Disque Sangue é 0800 2820708.

Doação a partir de outras cidades

Curitiba

- Cruz Vermelha de Curitiba: Donativos para as vítimas das chuvas no Rio e São Paulo. (41) 3016-6622 - Av. Vicente Machado, 1310 - Batel

Brasília

- Cruz Vermelha de Brasília: Donativos para o RJ - 715 Asa Norte, Bloco C/Loja 25 - Brasília

Minas Gerais

- Defesa Civil em Betim: Mantimentos e doações podem ser entregues. Praça Horácio Borges, 43 - Chácara. Telefone: (31)3511-9474
- Cruz Vermelha em Belo Horizonte: Al. Ezequiel Dias, 427 - Centro. Cep: 30130-110 Telefone: (31) 3239-4200

Fortaleza

- Cruz Vermelha do Ceará: Doações para vítimas das enchentes na unidade de Fortaleza. R. José Lourenço, 3280 - Aldeota - Telefones: (85) 3472-3535 | (85) 3472-3531

São Paulo

- Atrevitá: Oscar Pinheiro Coelho, 373 - Caxingui, São Paulo. De Seg à sexta, das 9h as 19h.
- Extra Supermercado e Hipermercado: Todas as unidades estão recebendo donativos, em São Paulo.
- Corpo de Bombeiros: Recebem doações para região serrana em todas as bases do Estado.
- PMSP: Polícia Militar recebe doações para região serrana em todas as bases do Estado.

Florianópolis

- Cruz Vermelha de Florianópolis: Recebe donativos para vítimas da chuva na região serrana (RJ), São Paulo e Minas Gerais. R. Santos Saraiva, 821 – Estreito - Telefone: (48) 3244-6681 | E-mail

0 comentários: