segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

São Paulo tem novo calendário de vacinação em 2011

A imunização contra hepatite B teve idade ampliada


O calendário de vacinação em São Paulo vai sofrer três alterações a partir de 2011: inclusão das vacinas pneumocócica e meningocócica, além da ampliação da idade para imunização contra hepatite B.

A vacina pneumocócica 10-valente protege crianças contra uma bactéria causadora de infecções respiratórias e a da meningocócica imuniza contra a meningite C.

Já a vacinação contra a hepatite B terá a idade ampliada, disponíveis agora para os paulistas de 1 a 24 anos. Antes, apenas pessoas até 19 anos de idade tinham direito à vacina. As alterações seguem diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde.


As vacinas do calendário da rede pública contemplam todas as faixas etárias e é importante que toda a população paulista esteja atenta aos reforços necessários durante toda a vida. Todas as vacinas são oferecidas gratuitamente.


A vacina dupla adulta, contra difteria e tétano, por exemplo, deve ser tomada a cada 10 anos. Do total de casos de tétano acidental registrado no Estado nos últimos cinco anos, praticamente todos os casos foram em adultos maiores de 30 anos (99,9%). A vacina contra a febre amarela, indicada para pessoas que vão viajar ou residem em áreas consideradas de risco, também tem validade de uma década.

Segundo Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria, todos precisam ficar atentos.

- Os jovens e adultos precisam se conscientizar de que vacinação não é apenas para crianças. É um ótimo meio de prevenção de doenças, disponível gratuitamente para todos.

As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde, que abrem rotineiramente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

0 comentários: