sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pernambuco tem mais oito casos de contaminação por superbactéria

Ao todo, já foram 35 casos notificados no Estado
A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou nesta quinta-feira (2) o registro de mais oito casos de contaminação pela superbactéria KPC. Agora, já são 35 notificações no Estado. Desse total, cinco pacientes morreram, quatro tiveram alta e 26 continuam internados.

A KPC é uma enzima produzida por algumas bactérias que a tornam resistentes a quase todos os antibióticos. Bactérias resistentes a esses remédios não são uma novidade dos hospitais. Esses micróbios se tornam multirresistentes por causa do uso abusivo de antibióticos – tanto em tratamentos no hospital quanto em casa.


De acordo com a secretaria, das cinco mortes em Perambuco, apenas uma foi provocada pela superbactéria. Em outros três casos, os pacientes foram infectados pela KPC, mas apresentavam quadro de saúde debilitado por outros tipos de infecção. O quinto paciente tinha superbactéria, mas não desenvolveu a infecção.

Desde o último domingo (28), começaram a valer as novas regras para a venda de antibióticos no país. O medicamento só pode ser vendido com a apresentação de duas receitas médicas, sendo que uma ficará retida na farmácia ou drogaria e outra devolvida ao consumidor com carimbo de atendimento.

A medida tem o objetivo de evitar a automedicação pela população, apontada pelos especialistas como uma das causas para o surgimento de superbactérias resistentes aos antibióticos de uso habitual.

0 comentários: