domingo, 22 de setembro de 2013

ANEMIA PERNICIOSA

ANEMIA PERNICIOSA 
A vitamina B12, cujo nome científico é cianocobalamina, foi isolada e iden-tificada a partir de um extrato de fígado, em 1948. É indispensável, na espécie humana, para a proliferação dos glóbulos do sangue e para a manutenção da integridade das células nervosas. A vitamina B12 só existe no reino animal; os vegetarianos restritos (que não comem nenhum produto de origem animal), raríssimos no Brasil, desenvolvem a carência. A falta de vitamina B12 causa anemia e alterações neurológicas, que são progressivas e mortais se não houver tratamento

Sintomas: glossite (língua vermelha e ardente), surgem dormências, depois falta de sensibilidade, nas extremidades; deterioração mental irreversível.

Diagnóstico: O hemograma mostra que a anemia é macrocítica, isto é, caracterizada pela presença de eritrócitos (glóbulos vermelhos) maiores que o usual. A dosagem de vitamina B12 no soro sangüíneo é útil para o diagnóstico.

Tratamento : Consiste na reposição através de injeção intramuscular de vitamina B12; dois ou três dias após a primeira injeção, o paciente sente-se eufórico, bem disposto e com apetite. A anemia cura-se em poucas semanas; os sintomas neurológicos de modo mais lento. Como a gastrite atrófica é uma doença definitiva, o tratamento com uma injeção mensal de B12 deve ser mantido por toda a vida.

2 comentários:

Nayara Nery disse...

De: Acadêmico - Para: Acadêmico
Um blog dedicado a transmissão de conhecimento
visitem: http://downdeenfermagem.blogspot.com.br/

CRISTIANA VG disse...

Olá Pessoal conheço um produto muito bom para a anemia perniciosa,
gostaria de compartilhar oque ele causou na minha vida e de muitas
outras pessoas, me adiciona no facebook, cristiana.vg.3 ,
meu email : cristiana4life@gmail.com
Deus abençoe